Rito de Investidura de Coroinhas

Coordenador: Reverendíssimo Padre .............., após vários encontros de preparação e formação, queremos apresentar os candidatos habilitados a prestarem o seu serviço na liturgia como coroinhas. Apresentar-se-ão, neste momento, para serem admitidos oficialmente como coroinhas as seguintes crianças e adolescentes:

O coordenador irá chamar os novos coroinhas pelo nome e eles deverão se posicionar em frente ao altar.

Padre: Podes dizer-me se eles estão aptos a exercerem o ofício de Coroinhas nesta comunidade?

Coordenador: Sim. Após o período de preparação exigido para exercer tal ministério, posso afirmar que eles estão aptos a desempenhar os serviços de Coroinha, pois demonstraram neste período, consciência, dedicação e zelo pela Eucaristia e demais serviços da comunidade.

O Sacerdote dirigindo-se aos Coroinhas interroga-os.

Padre: Caríssimos filhos tendem consciência do que estais pedindo?

Coroinhas: Sim, temos!

Padre: E o que pedis à Igreja?

Coroinhas: Queremos ingressar no grupo de Coroinhas e desempenhar com dedicação e amor os serviços do altar e demais atividades desta comunidade.

Padre: Antes de conceder-vos o ingresso, diante de Deus e do seu povo aqui reunido, eu vos pergunto: Quereis assumir o ofício de Coroinhas, movidos pelo desejo sincero de servir à Igreja de Deus?

Coroinhas: Sim, queremos!

Padre: Quereis desempenhar com o máximo cuidado e reverência os serviços do altar, obedecendo as determinações deste Santuário e seguindo as orientações de seus coordenadores?

Coroinhas: Sim, queremos!

Padre: Estimadas crianças e adolescente, vós escolhestes livremente e com exemplar generosidade servir a comunidade em todos os momentos de culto e de oração a Deus, Vós fostes preparados para este serviço, portanto, sejais fiéis e perseverantes no compromisso assumido. E eu, em nome da Igreja aqui reunida, acolho-vos oficialmente como Coroinhas deste Santuário. Deus que vos inspirou este bom propósito, vos conceda a graça da perseverança e vos uma mais perfeitamente a Cristo através dos serviços da comunidade.

Neste momento o coordenador pede aos ou padrinhos dos novos coroinhas para entrarem com as vestes para serem abençoadas.

Coordenador: Queiram aproximar-se os pais ou padrinhos dos novos coroinhas, trazendo suas vestes para serem abençoadas.

Os pais ou padrinhos dos novos coroinhas entram dois a dois e se posicionam em frente ao seu filho ou afilhado com as vestes nas mãos.

 

Benção das vestes litúrgicas:

Padre: Oremos: Ó Deus de bondade, que ornais a Vossa Igreja de ministérios e carismas e a guiais com amor e misericórdia, dignai-vos abençoar + estas vestes litúrgicas que serão usadas por estes Vossos filhos e filhas que desejam servir fielmente o Vosso altar. Dignificando a oração do Vosso povo, e permanecendo constantemente na Vossa presença rumo ao banquete celeste, à festa que jamais se acaba. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém.

O padre asperge as vestes com água benta.

Os pais ou padrinhos vestem o filho ou afilhado e retornam para os seus lugares.