Livros Litúrgicos

São livros que contêm os ritos e os textos para as diversas celebrações. É importante que sejam tratados com cuidado e respeito, pois é deles que se proclama a Palavra de Deus e se profere a oração da Igreja.

 

Missal Romano: livro usado pelo sacerdote para a celebração eucarística. O Missal contém:

Rito da Missa (Partes Fixas);

Próprio do Tempo – Advento, natal, quaresma, tempo comum, etc.;

Próprio dos Santos;

Vasta coleção de prefácios;

Várias Orações Eucarísticas

Missas rituais: Batismo, confirmação, profissão religiosa, etc;

Missas e orações para diversas necessidades: pelo papa, pelos bispos, pelos governantes, pela conservação da paz e da justiça, etc;

Missas votivas: Santíssima Trindade, Espírito Santo, Nossa Senhora, etc;

Missas dos fieis defuntos.

No início, o Missal apresenta longa e preciosa introdução contendo a Instrução Geral sobre o Missal Romano e as Normas Universais para o Ano Litúrgico e o Calendário.

 

Lecionário: É o livro que contém todos os textos bíblicos que devem ser proclamados na missa, durante todo o ano litúrgico. São quatro livros:

Lecionário Dominical: compreende as leituras para as missas dos domingos e de algumas solenidades e festas. Toda missa dominical apresenta três leituras, mas o salmo responsorial: a primeira leitura do Antigo Testamento (salvo no tempo pascal em que se lê Atos dos Apóstolos); a segunda leitura, da Carta dos Apóstolos ou Apocalipse; a terceira leitura é o Evangelho. Para que haja uma leitura variada e abundante da Sagrada Escritura, A Igreja propõe, para os domingos e festas, um ciclo A, B, C. Ao Ano A, corresponde as leituras de São Mateus; ao Ano B, corresponde as leituras de São Marcos e de São João; ao Ano C correspondem a leituras de São Lucas. O Evangelho de São João é geralmente proclamada nos tempos especiais (advento, quaresma, tempo pascal) e nas grandes festas.

Lecionário Semanal: contém as leituras para os dias da semana de todo o Ano Litúrgico. A primeira leitura o salmo responsorial de casa dia estão classificadas por ano par e ano ímpar. O Evangelho é o mesmo para os dois anos.

Lecionário Santoral: contém as leituras pra solenidades e festas dos santos. Estão aí incluídas também as leituras para o uso na administração dos sacramentos e para diversas circunstâncias.

Lecionário do Pontifical Romano: contém as leituras que acompanham o Pontifical Romano. O Pontifical Romano É um livro que agrupa diversos livros litúrgicos usados nas celebrações presididas pelo bispo, por exemplo, crisma, ordenações, instituição de ministérios, etc.

 

Evangeliário: livro dos evangelhos, usado na missa para a proclamação ou o canto do evangelho.

 

 

 

 

Liturgia das Horas ou Ofício Divino: designação dada à oração de louvor da Igreja, que tem por objetivo estender às diversas horas do dia a glorificação de Deus, que encontra seu ponto mais elevado da oração eucarística. Compreende quatro volumes:

Volume I – Tempo do advento, natal e epifania.

Volume II – Tempo da quaresma, tríduo pascal e tempo pascal.

Volume III –Tempo comum (da 1ª a 17ª semana).

Volume IV – Tempo comum (da 18ª a 34ª semana).

 

Rituais: São livros que contêm a celebração dos sacramentos. Começam com uma Introdução, que resume a teologia, a espiritualidade, a pastoral e as normas práticas. Em seguida vem a celebração do respectivo sacramento, e no final estão as leituras correspondentes. A Igreja usa os seguintes rituais:

Ritual do Batismo de crianças

Ritual da Confirmação

Ritual da iniciação cristã dos adultos

Ritual da penitência

Ritual da unção dos enfermos e sua assistência pastoral

Ritual de exéquias

Ritual da dedicação de igreja e de altar

Ritual de bênçãos

Ritual de ordenação de bispos, presbíteros e diáconos

Ritual do Matrimônio

Pontifical Romano

 

Atividade

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

 

( 1 ) Lecionário Dominical

( 2 ) Missal Romano

( 3 ) Lecionário Semanal

( 4 ) Lecionário Santoral

( 5 ) Liturgia das Horas

(    ) Rito da Missa

(    ) Contém leituras dos domingos

(    ) Volume I: tempo do advento

(    ) Contém leituras dos dias da semana

(    ) Contém leituras para festas dos santos

(    ) Volume IV: tempo comum

(    ) Orações eucarísticas

(    ) Volume II: Tempo da quaresma

(    )Contém prefácios