Características do Bom Cerimoniário

A discrição deve ser uma qualidade que todo coroinha / acólito - e não somente o cerimoniário - deve possuir. Sem ela você nunca conseguirá desempenhar satisfatoriamente sua função.

A antecipação, característica do cerimoniário se dá quando ele se adianta a uma situação, ajudando para aprimorar alguma coisa ou impedindo que algo de ruim ou errado aconteça. Por exemplo, durante a missa haverá um batizado. Então você notou que o padre esqueceu o sacramentário. Cabe a você, como cerimoniário, ir a procura deste livro e estar com ele quando o celebrante precisar ou discretamente e em momento oportuno, entregá-lo ou colocá-lo próximo ao missal. Isto é antecipar-se.

 

Se você não se antecipar a situações como estas o que poderá acontecer?

 

  1. O padre irá lhe pedir o que estiver faltando. No entando, seria ótimo para você e para o seu grupo que, antes do padre pedi-lo, você já esteja com ele pronto para ser entregue;
  2. Chegará o momento de utilizar o objeto que está faltando, mas como não notou sua falta ou não foi buscar a tempo. Ficará, então, uma lacuna na celebração, até que o objeto seja entregue ao celebrante.

A atenção, aliada a observação. A atenção nos permite estarmos sempre alerta, ou seja, atentos e prontos para qualquer ocasião que necessite da nossa intervenção.

Mas estas qualidades emanam do principal dom que um cerimoniário deve ter: o profundo conhecimento da Liturgia. Conhecer todo tipo de celebração, os momentos próprios da celebração que você estará escalado, saber o que acontecerá de diferente, enfim, estar consciente de toda a celebração que vocÊ ajudará a conduzir, são primordiais a esta função.

 

O que fazer para ser um bom cerimoniário?

 

  1. Ter uma vida intima de oração;
  2. Conhecer profundamente a liturgia e o tipo de celebração que você irá desempenhar a função;
  3. Chegar cerca de 30 minutos antes do início da celebração e caso necessite, converse com o celebrante a respeito dela;
  4. Esteja sempre atento a tudo que que o rodeia: preste bastante atenção ao celebrante, pois a qualquer momento ele pode precisar de sua ajuda e lhe chamar;
  5. Antecipe-se a qualquer situação / ocorrência;
  6. Seja discreto.